Câncer de cólon: o que é

O câncer de cólon se caracteriza pela presença de tumores no intestino grosso (o cólon) e no reto e é um dos tipos de câncer mais comuns no mundo. Na maioria dos casos, possui tratamento e cura.

Como surge o câncer de cólon

Grande parte dos tumores no câncer de cólon se inicia a partir de pólipos e, por isso, é ideal detectar e remover esses pólipos antes de eles se tornarem malignos.

Causas do câncer de cólon

O câncer de cólon provém de alterações em um grupo de genes de reparo do DNA. Há, ainda, fatores de risco, como a presença dos pólipos adenomatosos, que evoluem para adenocarcinoma, que é o câncer de cólon mais comum. A incidência maior desse câncer é em homens e mulheres com idade superior a 50 anos. Obesos e diabéticos também têm risco aumentado desse câncer, bem como as que fumam e bebem em demasiado.

Relação com a retocolite ulcerativa idiopática

O câncer de cólon está relacionado à retocolite ulcerativa idiopática, quando não tratada de forma correta. Essa é uma doença autoimune que agride a mucosa colorretal, facilitando a degeneração para o câncer de cólon.

Fatores de risco do câncer de cólon

O paciente deve aumentar a atenção se tiver três ou mais familiares com câncer de cólon em pelo menos duas gerações sucessivas e pelo menos um dos tumores diagnosticados em idade inferior a 50 anos.

Sintomas de câncer de cólon

Muitas pessoas com câncer de cólon não têm sintomas nos estágios iniciais da doença, porém, quando surgem, incluem mudança nos hábitos intestinais, fezes pastosas ou de cor escura, sangramento retal ou nas fezes, desconforto abdominal, fraqueza ou fadiga, perda de peso inexplicável, náuseas e vômito e sensação dolorida na região anal.

Diagnóstico do câncer de cólon

Após uma série de perguntas, o médico pode pedir exames como o de sangue oculto nas fezes, a sigmoidoscopia, a colonoscopia e, caso confirmado o câncer de cólon ou reto, exames físicos, laboratoriais, radiografias, tomografias, exames de ressonância magnética e, algumas vezes, o PET-CT.

Tratamento do câncer de cólon

Todo o câncer de cólon deverá ser retirado em uma cirurgia, mas alguns casos podem ter a cirurgia combinada com outros tratamentos, de acordo com o estágio do tumor. Outro fator determinante para o tratamento do câncer de cólon é o paciente e qual o seu estado de saúde e época da vida.

Câncer de cólon tem cura

O câncer de cólon tem cura quando detectado de maneira precoce. Nestes casos, a retirada de uma porção do intestino pode não ser tão significativa, auxiliando a recuperação do paciente. Por outro lado, diagnósticos de câncer de cólon realizados em estágios avançados reduz de maneira importante as chances de cura e o tempo de sobrevida do paciente.

Foto: © LarsZ - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Câncer de cólon: o que é', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade