Como tratar hemorroidas

Vasos sanguíneos de dimensões aumentadas, as hemorroidas localizam-se na parte distal do reto e do ânus e podem ser internas ou externas, exigindo abordagens e tratamentos diferentes.

O que são hemorroidas internas e externas

As hemorroidas internas desenvolvem-se dentro do ânus e são percebidas por meio de perdas de sangue vivo ou prolapsos durante a defecação. Em casos mais graves e na impossibilidade de reintrodução das hemorroidas no canal anal, o paciente pode sentir dor forte.

Já as hemorroidas externas aparecem ao redor do orifício anal e são revestidas por uma pele altamente sensível. Devido a um coágulo sanguíneo em seu interior, as hemorroidas externas se incham, provocando muita dor e prurido.

Como tratar hemorroidas

Geralmente, os sintomas das hemorroidas podem ser aliviados com a mudança dos hábitos alimentares, ingerindo mais fibras, vegetais, cereais e líquidos. Banhos de assento de dez minutos em água quente também aliviam a inflamação.

Como tratar hemorroidas externas

As hemorroidas externas também pode exigir uma medicação oral e aplicação de tópicos locais, que diminuirão o inchaço e a dor. Em casos mais graves, com trombose hemorroidária, há necessidade de intervenção cirúrgica para extrair esse coágulo.

Como tratar hemorroidas internas

As hemorroidas internas são combatidas com escleroterapia ou laqueação hemorroidária, efetuadas em ambulatório. Em casos mais agudos pode ser feita, ainda, a hemorroidectomia clássica, que exige internação e só pode ser realizada em ambiente hospitalar.

Como tratar hemorroidas na gravidez

É muito comum o aparecimento de hemorroidas entre as gestantes conta da pressão que o útero faz na pelve e sobre a veia cava, da constipação e do aumento do fluxo sanguíneo no local. Para combater esse sintoma, recomenda-se consumir mais fibras e líquidos, usar compressas quentes ou frias, fazer banhos de assento, evitar ficar sentada e limpar-se com lenços umedecidos. Em casos mais graves, recomenda-se uma consulta com um proctologista.

Foto: © Ljupco Smokovski - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como tratar hemorroidas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade