O HPV, causado pelo Papilomavírus humano, é doença sexualmente transmissível (DST) que pode ou não apresentar sintomas ao infectar mulheres e homens.
Na mulher, os sintomas do HPV incluem a presença de verrugas de tamanhos variáveis na vulva, grandes ou pequenos lábios, parede vaginal, útero ou ânus, que podem estar juntas, formando placas. Em alguns casos, pode haver também um corrimento.
Nos homens, o maior indício de HPV é o aparecimento de verrugas com uma pequena crista na região íntima do homem (pênis, escroto e ânus). As verrugas podem aparecer tanto na região genital quando na boca, afetando a garganta ou a língua. Em alguns casos, as verrugas no pênis só podem ser identificadas por meio de uma peniscopia, pois são microscópicas.
Em geral, o período de incubação do vírus HPV é de 3 a 4 meses, mas pode demorar até 2 anos para os sintomas se manifestarem.
Os sintomas do HPV na boca incluem o surgimento de várias pequenas verrugas que podem estar nos lábios, bochechas ou língua. O HPV na boca pode também afetar qualquer outro local da boca e até a garganta.
O diagnóstico do HPV pode ser feito através do exame clínico ou por meio de exames como colposcopia e aplicação de ácido acético para ver as verrugas. Na mulher, as lesões do colo do útero relacionadas com o HPV podem ser detectadas pelo teste de Papanicolau com esfregaço cervical ou anal.
Foto: © ProStockStudio - Shutterstock.com