Remédios para a gripe

A gripe é uma infecção viral bastante comum e que afeta pessoas de todas as faixas etárias. Seu tratamento é baseado em repouso e hidratação, com uso de medicamentos pontualmente para alívio dos sintomas complementares.

Remédio para gripe e resfriado

Quando a gripe vem associada a um resfriado, que provoca entupimento das vias nasais, coriza e muco, o paciente pode combinar o tratamento padrão da gripe com uso de descongestionantes nasais e remédios expectorantes.

Remédio para gripe e dor de garganta

Em caso de garganta inflamada junto com o quadro gripal, o melhor a fazer é usar medicamentos anti-inflamatórios. Seu uso, no entanto, deve ser prescrito por um médico especialista.

Remédio para gripe alérgica

Nas ocasiões em que a gripe tiver sido provocado como reação alérgica, o paciente deve fazer uso de medicamentos anti-alérgicos, de acordo com recomendação médica. Pacientes alérgicos e que fazem uso regular de remédios desta classe devem procurar um médico nestas situações.

Remédios para gripe e tosse seca

A tosse também possui uma classe de remédios específica para combatê-la: são os chamados antitussígenos. Porém, a eficácia destes medicamentos nunca foi totalmente comprovada por pesquisas e seu uso deve ser evitado, segundo indicam alguns profissionais de saúde.

Remédio infantil para a gripe

Remédios específicos para resfriados e combate da tosse, como dito acima, não têm eficácia comprovada. Em crianças, seu uso é ainda mais contraindicado. A Associação Americana de Pediatria, por exemplo, afirma que crianças com menos de seis anos não devem usá-los pelo risco de efeitos colaterais graves e até fatais. Por isso, o tratamento dos pequenos deve ser feito com hidratação, repouso, sessões de inalação e uso de remédios apenas para combate de sintomas como garganta inflamada e febre.

Remédio caseiro para a gripe

O mel talvez seja o remédio caseiro mais recomendado para casos de gripe. Ele pode ser ingerido puro, com uma colherada ou adoçando leite e chás. Além disso, o gargarejo com suco de limão é bastante recomendado quando a gripe é acompanhado de dor e inflamação na garganta.

Foto: © 9nong - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Remédios para a gripe', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade