Hemorroidas - Sintomas e tratamento

A doença hemorroidária é uma patologia frequente. As hemorroidas são estruturas normais do organismo de condução do sangue e localizadas no ânus. Utilizamos o termo hemorroidas quando as veias situadas no ânus se dilatam. As hemorroidas podem ser classificadas externas, quando estão situadas abaixo do músculo esfíncter do ânus, ou internas, quando ficam acima do esfíncter anal. As externas, ao contrário das internas, são geralmente visíveis a olho nu.


Sintomas das hemorroidas

Falamos de hemorroida externa ou trombose hemorroidária externa, quando um coágulo de sangue se forma em uma das veias situadas neste local. Os sintomas são portanto representados por dor anal, forte e durável, e presente no momento da defecação, mas também na ausência de esforços; inchaço sentido pelo paciente na margem anal e sangramentos encontrados em forma de traços de sangue vermelho no papel higiênico. A evolução se dá geralmente para a cura espontânea com desaparecimento das dores em menos de uma semana. Às vezes, um marisco anal, espécie de cicatriz, pode permanecer a longo prazo.

Diagnóstico das hemorroidas

O diagnóstico é feito após observação das hemorroidas externas. Espaçando as dobras do ânus, o inchaço na região é visível e de identificação simples por parte de um médico especialista, que recebe o nome de proctologista.

Tratamento das hemorroidas

O tratamento das hemorroidas externas é médico e se faz a partir da regularização do trânsito intestinal, com a prescrição ocasional de laxantes; aplicação de cremes ou pomadas anti-inflamatórias que permitem amenizar as dores; tratamentos analgésicos por via oral, com paracetamol ou anti-inflamatórios, utilizados para amenizar dores ocasionais; e uso de venotônico para garantir melhor circulação venosa.

Em alguns casos mais graves, a cirurgia para hemorroidas é indicada. O procedimento é relativamente simples, mas requer hospitalização e o paciente tem que ficar afastado do trabalho por, pelo menos, uma semana. O médico proctologista deverá avaliar qual é a melhor cirurgia para cada caso, pois há diferentes técnicas para alcançar a cura

Prevenção das hemorroidas

Evitar a constipação é fundamental para prevenir o desenvolvimento das hemorroidas. Para isso, é preciso adotar uma dieta rica em fibras para facilitar o trânsito intestinal. É igualmente aconselhável evitar esforços no momento da evacuação.
Publicado por asevere. Última modificação: 8 de março de 2016 às 08:58 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Hemorroidas - Sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Hemofilia
Hemorroidas internos