Também conhecida como avaleira de bruxa, a hamamélis é uma planta medicinal que produz flores amarelas e é utilizada como remédio caseiro para tratar ferimentos, hemorroidas, queimaduras e varizes.
A hamamélis e os produtos que derivam dessa planta são utilizados para combater caspa, aftas, gengivites, má circulação sanguínea, hemorragias, hemorroidas, feridas, inchaço nas pernas, queimaduras e varizes.
Por ter função adstringente, anti-inflamatória, antioxidante, tônica, descongestionante, vasoconstritora e anti-hemorrágica, a hamamélis gera inúmeros benefícios para a circulação e combate inflamações.
As folhas e as cascas da hamamélis são utilizadas para fazer pomadas e chás. No caso de infusões, a receita é colocar uma colher de chá das cascas numa xícara de água fervente, deixar descansar por 10 minutos e coar. A indicação é tomar de duas a três xícaras ao dia.
A pomada de hamamélis, vendida em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, são bastante utilizadas para o tratamento de feridas, machucados e também hemorroidas. O preço de um tubo com 25 gramas do produto pode ser encontrado por cerca de R$ 30.
Os efeitos colaterais da hamamélis incluem sedação, salivação excessiva e irritação do estômago. Tais sintomas são observados apenas quando há ingestão excessiva da planta.
O banho de assento é a melhor forma de combater as hemorroidas utilizando hamamélis. Basta reunir três colheres de chá de folhas secas de hamamélis e 1,5 litro de água. Depois de deixar ferver algumas folhas, coe e, quando esfriar, coloque a água numa bacia e faça um banho de assento de 20 minutos. Compressas de hamamélis e óleo mineral também ajudam a aliviar as hemorroidas.
A hamamélis não deve ser ingerida por gestantes ou lactantes e seu uso interno deve ser feito sob orientação médica.
Foto: © Elena Schweitzer - Shutterstock.com