Hamamélis: benefícios e indicações

Também conhecida como avaleira de bruxa, a hamamélis é uma planta medicinal que produz flores amarelas e é utilizada como remédio caseiro para tratar ferimentos, hemorroidas, queimaduras e varizes.

Indicações da hamamélis

A hamamélis e os produtos que derivam dessa planta são utilizados para combater caspa, aftas, gengivites, má circulação sanguínea, hemorragias, hemorroidas, feridas, inchaço nas pernas, queimaduras e varizes.

Benefícios da hamamélis

Por ter função adstringente, anti-inflamatória, antioxidante, tônica, descongestionante, vasoconstritora e anti-hemorrágica, a hamamélis gera inúmeros benefícios para a circulação e combate inflamações.

Chá de hamamélis

As folhas e as cascas da hamamélis são utilizadas para fazer pomadas e chás. No caso de infusões, a receita é colocar uma colher de chá das cascas numa xícara de água fervente, deixar descansar por 10 minutos e coar. A indicação é tomar de duas a três xícaras ao dia.

Pomada de hamamélis

A pomada de hamamélis, vendida em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, são bastante utilizadas para o tratamento de feridas, machucados e também hemorroidas. O preço de um tubo com 25 gramas do produto pode ser encontrado por cerca de R$ 30.

Efeitos colaterais da hamamélis

Os efeitos colaterais da hamamélis incluem sedação, salivação excessiva e irritação do estômago. Tais sintomas são observados apenas quando há ingestão excessiva da planta.

Hamamélis no tratamento de hemorroidas

O banho de assento é a melhor forma de combater as hemorroidas utilizando hamamélis. Basta reunir três colheres de chá de folhas secas de hamamélis e 1,5 litro de água. Depois de deixar ferver algumas folhas, coe e, quando esfriar, coloque a água numa bacia e faça um banho de assento de 20 minutos. Compressas de hamamélis e óleo mineral também ajudam a aliviar as hemorroidas.

Contraindicações da hamamélis

A hamamélis não deve ser ingerida por gestantes ou lactantes e seu uso interno deve ser feito sob orientação médica.

Foto: © Elena Schweitzer - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Hamamélis: benefícios e indicações', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade