Bilirrubina elevada - Definição


Definição de bilirrubina elevada

A bilirrubina é um pigmento amarelo fabricado pelo baço e modificado pelo fígado. Náuseas, vômitos, dores abdominais, acompanhadas de um tom amarelado na pele ou icterícia, podem derivar de uma taxa anormalmente elevada de bilirrubina no sangue.

Uma elevação da bilirrubina pode ser um alerta sobre a presença de uma destruição anormalmente elevada dos glóbulos vermelhos, de um cálculo hepático, ou igualmente sobre uma hepatite ou cirrose. O tom amarelado na pele de um recém-nascido, ou icterícia neonatal, é frequente devido a uma destruição massiva dos glóbulos vermelhos no nascimento, e se trata com fototerapia, que significa a utilização de raios ultravioletas.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 28 de fevereiro de 2018 às 13:49 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Bilirrubina elevada - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Bandagem de gesso - Definição
Botulismo - Definição