Dores no ombro: causas e tratamento

Faça uma pergunta
As dores no ombro são incômodos nas articulações dessa região ou ao seu redor. Suas causas são diversas, bem como os tratamentos.


Causas das dores no ombro

A causa mais comum das dores no ombro é quando há inflamação nos tendões, gerando uma tendinite ou manguito rotador. Isso pode acontecer devido a desgastes naturais em decorrência da idade, atividades esportivas intensas, trauma direto, artrite nas articulações ou bursite.

Dores no ombro causadas por fraturas

A síndrome do ombro congelado, ou capsulite adesiva, é uma lesão inflamatória de origem desconhecida que pode gerar muita dor e perda de movimentos. Deslocamento do ombro e luxação do ombro, quando o osso do braço (úmero) desencaixa da articulação após um trauma, são outras causas das dores no ombro causadas por fratura.

Sintomas das dores no ombro

A dor é o primeiro sintoma que aparece quando existe algum problema no ombro. Ela pode ser gerada pelas razões citadas acima e, em alguns casos, pode impossibilitar o movimento dos braços ou reduzir a capacidade do indivíduo em carregar algo.

Quando as dores no ombro precisam de ajuda médica

Algumas dores no ombro podem significar sérios problemas, como aquela que irradia do peito para o ombro, que pode ser indício de um infarto do coração. Alguns problemas no estômago ou baço também podem gerar dor irradiada para o ombro. Em caso de traumas ou ferimentos na região do ombro que causem dor e dificuldade de movimentos, é importante procurar ajuda médica.

Exames para diagnosticar as dores no ombro

Após uma conversa com o paciente, o médico poderá solicitar exames complementares de imagem, tais como radiografias, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros. Ele pode ainda pedir um exame de sangue e outras análises laboratoriais.

Tratamento para as dores no ombro

O tratamento para as dores no ombro pode ser conservador, com a prescrição de anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, educação postural, exercícios assistidos e orientados por pessoas especializadas quando necessário, ou exigir correção cirúrgica, como a artroscopia, que é um método pouco invasivo para tratamento das lesões do ombro.

Foto: © Zdenka Darula - Shutterstock.com

Rabdomiólise: sintomas e tratamento
O que é estenose aórtica