As dores no ombro são incômodos nas articulações dessa região ou ao seu redor. Suas causas são diversas, bem como os tratamentos.
A causa mais comum das dores no ombro é quando há inflamação nos tendões, gerando uma tendinite ou manguito rotador. Isso pode acontecer devido a desgastes naturais em decorrência da idade, atividades esportivas intensas, trauma direto, artrite nas articulações ou bursite.
A síndrome do ombro congelado, ou capsulite adesiva, é uma lesão inflamatória de origem desconhecida que pode gerar muita dor e perda de movimentos. Deslocamento do ombro e luxação do ombro, quando o osso do braço (úmero) desencaixa da articulação após um trauma, são outras causas das dores no ombro causadas por fratura.
A dor é o primeiro sintoma que aparece quando existe algum problema no ombro. Ela pode ser gerada pelas razões citadas acima e, em alguns casos, pode impossibilitar o movimento dos braços ou reduzir a capacidade do indivíduo em carregar algo.
Algumas dores no ombro podem significar sérios problemas, como aquela que irradia do peito para o ombro, que pode ser indício de um infarto do coração. Alguns problemas no estômago ou baço também podem gerar dor irradiada para o ombro. Em caso de traumas ou ferimentos na região do ombro que causem dor e dificuldade de movimentos, é importante procurar ajuda médica.
Após uma conversa com o paciente, o médico poderá solicitar exames complementares de imagem, tais como radiografias, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros. Ele pode ainda pedir um exame de sangue e outras análises laboratoriais.
O tratamento para as dores no ombro pode ser conservador, com a prescrição de anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, educação postural, exercícios assistidos e orientados por pessoas especializadas quando necessário, ou exigir correção cirúrgica, como a artroscopia, que é um método pouco invasivo para tratamento das lesões do ombro.
Foto: © Zdenka Darula - Shutterstock.com