Propriedades do vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto feito a partir de maçãs frescas e maduras. Elas são fermentadas de maneira natural, sem intervenção de componentes químicos. Por conta da fermentação, os açúcares da maçã se transformam em ácido málico e acético. Deste processo, obtém-se um vinagre marrom que precisa ser envelhecido para estar próprio para consumo. O vinagre de maçã tem diversas propriedades e pode ser encontrado na forma de cápsulas ou engarrafado. Fique atento ao rótulo e dê preferência para os classificados como puros.

Propriedades do vinagre de maçã

O vinagre de maçã contém potássio, pectina, ácido málico e cálcio. Por sua composição, ele possui propriedades digestivas - aumenta as enzimas do organismo, destrói bactérias daninhas e regula a acidez do estômago e o fluxo intestinal -, evita infecções urinárias - limpa o trato urinário porque mantém a urina ácida -, ajuda no combate a doenças hepáticas - ajudando a metabolizar as gorduras do organismo -, ajuda a limpar o sangue - melhorando a circulação e eliminando toxinas -, elimina o excesso de colesterol - facilitando o metabolismo dos açúcares -, trata a gota e regula a pressão arterial.

Além disso, o vinagre de maçã dissolve os depósitos de cálcio, o que é especialmente importante para pacientes com artrite, bursite, tendinite e pessoas com pedras nos rins e fígado, além de aliviar câimbras musculares por ser rico em potássio e alguns outros minerais.

Por fim, este tipo de vinagre combate o ressecamento da pele e olhos por conter vitamina A e sais minerais, reduz insônia e estresse, tem efeito diurético e melhora as dores de cabeça (neste caso, o ideal é inalar vapor de água fervido com o vinagre). O vinagre de maçã também combate sintomas do resfriado, dá brilho à pele e elimina a caspa.

Dose diária na dieta

O vinagre de maçã pode ser consumido por pessoas de qualquer idade. É importante introduzi-lo na dieta para manter o corpo limpo e em forma. Recomenda-se tomar uma ou duas colheres de chá por dia do vinagre puro ou misturado com água. Também pode ser utilizado em saladas, verduras ou molhos.

Vinagre de maçã para emagrecer

Diversos estudos científicos vêm demonstrando as propriedades do vinagre de maçã para emagrecer, melhorar a resistência à insulina e prevenção da diabetes. O vinagre ajuda a eliminar a gordura corporal e é indicado para pessoas com sobrepeso e celulite. A recomendação é para que se tome duas colheres de chá do vinagre três vezes ao dia.

Vinagre de maçã em jejum

O vinagre de maçã aporta muitos benefícios para a saúde sobretudo se a pessoa tomá-lo ainda em jejum. Por conter substâncias ácidas, ele promove e melhora a alcalinidade do organismo, algo fundamental para prevenir a formação de doenças crônicas e graves.

Contraindicações do vinagre de maçã

A acidez do vinagre de maçã, sua principal característica, pode afetar o esmalte dental. Por isso, é indicado esperar até 30 minutos para escovar os dentes após o uso do produto. Sua acidez também o torna não recomendado para gestantes e pessoas com úlceras gástricas.

Foto: © Ivaschenko Roman - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Propriedades do vinagre de maçã', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade