Para que serve o barbatimão

O barbatimão é uma planta medicinal utilizada para tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta ou inchaços e hematomas na pele. Ela também é eficiente para ajudar a combater doenças como diabetes ou malária.

Para que serve o barbatimão

O barbatimão tem diversos usos e indicações e alguns deles são auxiliar no tratamento de úlceras, feridas de HPV, corrimento vaginal, doenças e infecções de pele, bem como pressão alta, diarreia, hemorragia, hérnia, malária, câncer, problemas no fígado ou nos rins, inchaço e hematomas na pele, queimaduras na pele, dores de garganta, diabetes, conjuntivite e gastrite.

Ação do barbatimão

O barbatimão possui ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, além de atuar como anti-inflamatório, antimicrobiano, antibacteriano, antioxidante, analgésico, anti-hipertensivo, antiparasitário, tônico, desinfetante, antidiabético, diurético e coagulante.

Como usar o barbatimão

O barbatimão pode ser aplicado diretamente na pele ou pode ser usado para preparar infusões, usando as folhas e a casca do caule da planta.

Como fazer o chá de barbatimão

Para fazer o chá de barbatimão, pegue 20 gramas da casca ou de folhas de barbatimão, adicione-as a 1 litro de água fervente e deixar repousar de 5 a 10 minutos. Coe antes de beber ou usar essa infusão.

Contraindicações do barbatimão

O barbatimão está contraindicado para grávidas e lactantes. Também não deve ser consumido por pacientes com problemas graves no estômago, tais como úlceras ou câncer.

Efeitos colaterais do barbatimão

O barbatimão pode causar alguns efeitos colaterais como irritação no estômago ou aborto. Em excesso, essa planta pode causar envenenamento e, por isso, só deve ser usada segundo orientação de um especialista.

Foto: © Elena Schweitzer - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Para que serve o barbatimão', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade